- Área: 190 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Integrated Studio
-
Fabricantes: NanaWall, Panda Windows & Doors, RHEINZINK
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência de férias para um investidor urbano integra elementos minimalistas em uma modesta casa de campo de 1850. Com o passar dos anos, junções ornamentais bem intencionadas, uma adição incongruente e um pórtico, envolveram a residência comprometendo o projeto. A demolição desses elementos produz alterações adaptadas que atualizam a residência de forma simpática para o uso moderno. Uma cerca de aço demarca a propriedade, seu gramado cercado proporciona um santuário de caminhos de pedra e árvores de sombra. Ainda que os empreendimentos habitacionais tenham substituído os campos, a fazenda continua exalando um ar dominante.
O exterior modesto da residência oculta a amplitude do pavimento principal. A alvenaria e a madeira ficam expostas enquanto as superfícies novas recebem variações de cor branca. Os detalhes são minimizados para permitir que a madeira, o tijolo, o aço e a luz convirjam. Um remanescente da lareira de alvenaria original ancora a composição, margeado por uma escada de aço suspensa. A escada proporciona acesso ao dormitório superior, escondido dentro de geometrias de cobertura existentes. As janelas envidraçadas conferem espaço e iluminação ao ático, com vistas rápidas e emolduradas de árvores e céu. A suíte íntima inclui um dormitório, banheiro e closet.
Essa residência apresenta uma coreografia discreta do novo e do antigo. Expressando profundo respeito pela antiga fazenda sem exagerar na nostalgia, deleitando-se no passado rural ou tornando fetiche acessórios e acabamentos. A espuma de células fechadas isola a cobertura e a parede, um sistema geotérmico de circuito fechado horizontal proporciona controle climático e uma matriz fotovoltaica de 8.4 KW alimenta o sistema mecânico, a iluminação LED e os dispositivos EnergyStar. O resultado é uma residência atualizada, comodamente elegante, assertiva e inconscientemente moderna.